Quem é quem no casamento?

Foi um tempo, em um relacionamento de casamento, em que era muito claro e definido quem era o homem e quem era a mulher. Aliás, também era fácil de compreender o que cada um tinha como responsabilidades e funções dentro e fora de casa.

Hoje, vivemos o que chamamos de pós-modernidade e o tempo em que me referi no parágrafo acima era antes mesmo da modernidade. Já vieram a geração X, Y e agora estamos vivendo uma geração que vive de experiências muito mais rápidas e sem compromissos.

Dentro desse conceito decidi abordar esse tema de quem é quem no casamento. Eu já escrevi aqui anteriormente que não dá para “reinventar a roda”, oportunidade essa que me posicionava que em um relacionamento o simples e necessário vale muito, e por essa razão não dá para querermos mudar a maneira de se relacionar. Isto é, temos que encarar de frente e desenvolver a nossa comunicação e diálogo, pois somente assim vamos de fato nos relacionar e criar um vínculo forte o bastante que possa suportar as intemperes do dia a dia entre um casal.

Quem é quem no casamento é uma pergunta que hoje, infelizmente temos que fazer, pois são homens e mulheres sem identidade nesse relacionamento que chega a tal ponto, que não sabemos se o homem está sendo homem, bem como a mulher.

O politicamente correto já se foi há muito tempo. As mulheres com a sua ocupação no mercado de trabalho, conquistando cada vez mais independência e autonomia, diga-se por sinal com todo direito e créditos. Tem mexido muito com os homens a ponto de criar uma inversão nos papéis, outrora estabelecidos pela ordem social e até mesmo da criação de Deus.

Mas é claro que a falta de clareza de saber quem é quem no casamento não é uma culpa única e exclusiva das mulheres por terem buscado o seu espaço. Não mesmo! O homem imaginou, de repente, que nada mudaria a não ser os efeitos do tempo sobre a sua vida. E com isso se acomodou de tal forma, que quando menos imaginou se perguntou: Hann…. como assim?

Infelizmente, o que vemos hoje é uma fragilidade muito grave e exposta da instituição do casamento, pois tanto homem quanto mulher se acham, em sua maioria, donos de si mesmos e completamente suficientes capazes de viverem suas vidas sem precisar de alguém ao seu lado.

Quando na verdade, Deus criou homem e mulher para que ambos se ajudassem. O homem foi criado primeiro e não havia graça, por essa razão o criador do universo lhe propôs a criação da mulher. Que tinha e tem até hoje, o objetivo de ser a ajudadora e companheira do homem.

Por fim, hoje boa parte dos homens não validam suas esposas e todo o esforço, companheirismo e ajuda que deram ao longo dos anos no casamento. As mulheres viram que poderiam e podem fazer as coisas de forma só, e então seguiram o caminho sem muito se apegar ao fato dos homens acharem bom ou ruim e até mesmo estarem juntos.

Em síntese, muito me parece que não somente é possível responder quem é quem no casamento, como também não dá para saber ao certo se a mulher está sendo mulher e o homem um homem. E aí te faço a pergunta: Que casamento consegue se manter com tamanha indefinição?

Eu aprendi, que onde não há ordem e organização impera o caos. E é justamente isso, que muitos casais estão passando com a inversão e a completa desordem de quem é quem no casamento. E por favor não chegue a conclusão de que eu sou contra a mulher ter conquistado o seu espaço. De forma alguma. Valorizo isso!

O que lamento é que nem o homem e muito menos a mulher, ao longo das mudanças sociais e culturais, se aperceberam de que precisariam parar e conversar sobre o assunto. E com isso a coisa foi tomando um rumo tão maluco que hoje vivemos de uma forma que não sabemos quem é quem no casamento, pelo menos na grande maioria dos relacionamentos conjugais.

Assim, durante todo o mês de fevereiro decidi falar sobre o assunto aqui e nos meus outros canais de comunicação, como: instagram @wederanselmo e no canal do YouTube – Weder Anselmo.

Convido você que me acompanha, para ficar comigo durante esse mês de fevereiro e juntos buscarmos responder da melhor maneira possível essa pergunta: Quem é quem no casamento?

Muito obrigado e que Deus continue lhe abençoando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close