Qual é o papel da mulher no casamento?

Esse mês de fevereiro estou tratando do tema geral: Quem é quem no casamento? No meu canal do youtube publiquei um vídeo, semana passada, que colocava o meu ponto de vista sobre o que é o casamento.

Aqui eu digo e reafirmo, que acredito no casamento concebido pela criação de Deus. Em que homem e mulher se unem para gerar sua família, a fim de dar a luz aos filhos que, segundo a própria Bíblia são heranças do Senhor aos pais.

Como eu disse: Homem e Mulher. Por isso dando evolução ao tema geral desse mês, hoje quero abordar o título desse post: Qual é o papel da mulher no casamento? Aliás, no próximo post já fiquem cientes de que vou chegar junto aos homens procurando saber qual é o papel deles no casamento.

A mulher foi concebida, segundo a Bíblia, da costela do homem e isso já nos deixa um grande ensinamento. Que ela veio para estar ao lado do homem e não abaixo e nem acima.

Ela também veio com a missão de edificar a casa. “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba com as próprias mãos” (Provérbios 14.1).

No entanto, em virtude da cultura da época do inicio da humanidade, logo após a expulsão do homem e da mulher do Jardim no Edén. O homem ao desenvolver o seu sacerdócio de marido, apoiado inclusive a um trecho e ensino da Bíblia (a mulher precisa ser submissa ao seu marido), que ao meu modo de ver foi distorcido em sua aplicação prática. Fez a mulher um tipo de capacho.

Aí ao longo de séculos e séculos presenciamos o que os livros de história e antropologia nos relatam. Uma mulher sem direitos e totalmente ignorada, servindo apenas como geradora dos filhos e dos deleites do marido.

Até que na era moderna, por méritos e grandes aberturas do processo social e civil, vimos a mulher ocupar um lugar de destaque e muito diferente do que outrora estava.

Onde quero chegar com isso? É que Deus quando criou homem e mulher ele foi genuíno e perfeito. O plano era que os dois se ajudassem, a fim de criar a família que é sem dúvida alguma, um dos maiores projetos de Deus para a humanidade.

A mulher é dotada de grandes capacidades e habilidades que homem algum vai conseguir ter. Quando a Bíblia diz que ela vai caminhar lado a lado do marido e que ela edifica o lar. Ela está se referindo que a mulher é tão importante quanto ao homem aos olhos de Deus. Até mesmo porque ambos são imagem e semelhança do criador.

O que vemos hoje, é uma inversão muito grande de papeis dentro do casamento e eu não estou dizendo que eu sou contra a mulher trabalhar fora e ter o seus projetos profissionais, não mesmo. Na verdade vejo que ela até pode sim, porém não com a responsabilidade de sustentar a casa e inclusive o marido, uma vez que a criação de Deus a projetou para dar uma das contribuições mais valiosas que poderia ser dada, nesse caso para a família, projeto de Deus. O cuidado com os filhos.

Eu conheço homens que são extraordinários como pais em casa, quando nesse caso suas mulheres estão fora trabalhando para prover a casa. No entanto, ainda sim não é papel do homem fazer isso e sim das mulheres por todo o conjunto de competências que Deus a dotou.

E esse cenário muitas vezes é criado de forma indireta, onde o homem acaba não tendo oportunidades de trabalho tal como a mulher e aí ambos decidem para o bem da família fazer a alteração do projeto inicial de Deus. Homem em casa e mulher fora.

Enfim, a mulher tem um papel muito importante no casamento que é auxiliar o seu marido, de maneira que ambos alcancem o objetivo central dessa família. Mas existe um ditado popular que fala mais ou menos assim: muito cacique para pouco índio. Ou seja, em um casamento um dos dois precisa ser o cabeça e segundo a Bíblia esse é o homem. E nesse caso a mulher é o pescoço.

De nada adiantará a cabeça querer virar para a direita, se quem faz esse movimento é o pescoço. Uma cabeça indecisa fica a mercê de um pescoço que gira para onde quer.

Mulheres! Vocês são espetaculares. Ocuparam um lugar com dura luta e suor. Porém, não se esqueçam de que a Família, ou melhor, a sua família precisa de você. Suas habilidades são fundamentais para que essa família cresça saudável e produza frutos maravilhosos.

Homem e Mulher com o auxílio de Deus, não tem pra ninguém. Deus os abençoe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close